Como recuperar o sono

Como recuperar o sono

Dormiu pouco? Saiba como pode passar melhor o seu dia

Por Jason Ellis

Professor de Ciências do Sono na Northumbria University, Reino Unido

Existem diversos indicadores de sono insuficiente. Embora muitos sinais de alerta possam estar relacionados com o sono – como irritabilidade, mau humor, pior desempenho e dificuldade de concentração - a maioria também pode ser explicada por outros fatores.

O principal teste passa por colocar a questão: como se sente uma hora depois de acordar? Se se sentir cansado, sonolento ou esgotado, é provável que haja algum problema com a qualidade, quantidade ou horário do seu sono que precisa de ser investigado. A rapidez com que adormece à noite também pode ser um indicador de sono insuficiente. Embora possa parecer positivo adormecer imediatamente ao ir para a cama, este facto pode ser um indício de privação de sono.

Quando existe insuficiência de sono  

Infelizmente, não existe uma fórmula mágica para lidar com a insuficiência de sono. Contudo, existem algumas práticas que podem ser úteis.

Tentar manter o seus horários "o mais normal" possível geralmente ajuda. O ser humano está vinculado à rotina, de forma biológica e comportamental, e, por isso, a estruturação em torno do horário das refeições, por exemplo, pode ajudar-nos a lidar com o ritmo diurno. Se está cansado, terá tendência a comer a diferentes horas ao longo do dia. No entanto, recomendo que mantenha os mesmos hábitos alimentares como se tivesse tido um excelente sono.

A atividade física é uma ótima forma de despertar. Embora possa sentir-se cansado, recomendo vivamente que faça exercício  para ajudar a passar o dia. Para além disto, a prática desportiva tem um impacto positivo no sono noturno, tornando-a uma opção duplamente vantajosa.

Talvez de forma controversa, também apoio a utilização da cafeína para aumentar o estado de alerta durante o dia. Contudo deve ter em atenção o horário de consumo, para que não afete o seu sono noturno.

Evite andar a ver as horas durante o dia. Tal como pode ser prejudicial andar a ver as horas durante a noite, creio que pode ser igualmente nocivo fazê-lo durante o dia depois de uma noite de sono de pouca qualidade. Ao invés de contar as horas e os minutos até à hora de levantar quando se está deitado, contabilizam-se as horas e os minutos antes de voltar para a cama. Ambas as situações podem gerar ansiedade.

Não faça nada. Quando não durmo o suficiente ou tenho uma má noite, faço a coisa mais fácil e que é a mais difícil... absolutamente nada! Sei, por experiência, que se tentar compensar, provavelmente, irei piorar a situação. Mas se não fizer nada, o meu sono corrigir-se-á sozinho. Temos uma capacidade biológica incrível de autorregular o sono. É sobretudo quando nos focamos no nosso sono, nos preocupamos  e mudamos os nossos comportamentos para tentar dormir mais, que as coisas pioram. A minha principal filosofia é de que uma má noite de sono não cria uma perturbação do sono.

Fonte: Healthier Sleep Magazine

Últimas Notícias