Vertigem Vestibular Periférica

Vertigem Vestibular Periférica

A vertigem é um sintoma em que o paciente sente o ambiente em torno de si a girar, ou apresenta uma sensação corporal de rotação. O ouvido interno apresenta sensores de movimento, sendo responsável em parte por este sintoma aquando do seu mau funcionamento. 

Em termos periféricos (isto é, do foro de otorrinolaringologia), existem quatro diagnósticos principais que se apresentam com vertigem:

 

      • A vertigem posicional paroxística benigna, vulgo VPPB ou “doença dos cristais, que se caracteriza por períodos muito curtos (segundos) de vertigem, particularmente com os movimentos da cabeça na cama. Esta doença NÃO é tratada com medicação, mas sim com recurso a manobras de reposicionamento dos “cristais” que devem ser feitas por otorrinolaringologista com experiência na área.
      • A Doença de Méniere, que além da vertigem cursa com surdez, sensação de ouvido cheio e zumbidos, acontece de forma recorrente. Esta patologia normalmente é complexa e o tratamento inclui medidas higieno-dietéticas, medicação e, em alguns casos, necessidade de injecções intra-timpânicas.
      • Episódios vestibulares agudos, com (labirintite) ou sem (neuronite) surdez associada. Estas duas situações são normalmente auto-limitadas, mas podem deixar sequelas de desequilíbrio, instabilidade e tontura persistente, pelo que poderá estar indicada reabilitação vestibular.

Por outro lado, a vertigem vestibular também pode ser de origem central, resultante de problemas no sistema nervoso central, como acidente vascular cerebral, tumores cerebrais ou esclerose múltipla, entre outras. Esta forma de vertigem muitas vezes apresenta sintomas mais persistentes e pode estar associada a outros sintomas neurológicos, no entanto, um otorrinolaringologista experiente é capaz de diagnosticar e encaminhar os doentes com estas patologias.

O diagnóstico correcto destes distúrbios implica uma história clinica detalhada e um exame físico pormenorizado, socorrendo-se muitas vezes de exames como o vHIT (vídeo head impulse test) e exames audiométricos. Em alguns casos podem ainda ser solicitadas outras provas como a videonistagmografia, potenciais miogénicos vestibulares e electrococleografia. Sempre que necessário, poderá igualmente ser importante realizar exames de imagem como TAC e/ou Ressonância.

 

Na JS Clínica Médica pode contar com profissionais dedicados e experientes nesta área, bem como reabilitação vestibular com fisioterapeuta experiente. 

A JS Clínica Médica dispõe tanto do exame vHIT como de exames audiométricos.

 

 

Vertigem, Otoneurologia, Otorrinolaringologia, Vestibular, VHIT

Últimas Notícias