Medicina Interna

Medicina Interna

A Medicina Interna é a especialidade médica que se foca em prevenir, diagnosticar e tratar as doenças dos adultos (dos 18 anos até ao fim de vida).

A Medicina Interna trata um conjunto imenso de doenças dos órgãos internos do corpo, é a especialidade base que abarca patologias de todas as especialidades que dela derivaram: doenças infeciosas, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, doenças endocrinológicas e do metabolismo, doenças neurológicas, doenças hematológicas, doenças do sistema gastrintestinal, doenças reumatológicas e imunológicas, doenças do rim e sistema urinário e doenças oncológicas entre outras patologias.

Ao contrário da maioria das especialidades, que se definem por se dedicarem a um determinado órgão ou sistema (ex: Cardiologia, Endocrinologia) ou a um determinado tipo de doenças (ex: Oncologia), a Medicina Interna define-se como uma especialidade mais de doentes do que de doenças. Ou seja, o internista é um médico que dedica a sua atenção à pessoa como um todo e que se distingue por ser o perito na abordagem clínica exaustiva de cada doente. Daí decorre que seja um médico particularmente apto a lidar com doentes complexos, com múltiplas doenças, com doenças que afetam vários órgãos ou sistemas, assim como com pessoas com doenças raras ou com quadros clínicos difíceis, ainda sem diagnóstico.

Perante um doente com vários problemas clínicos (por exemplo, cardíacos, pulmonares, renais, cerebrais e metabólicos), mais do que o somatório entre cardiologista, pneumologista, nefrologista, neurologista e endocrinologista, o internista é o médico do doente, que compreende todos esses problemas e a sua inter-relação e que está em melhores condições de ver o todo, de definir prioridades e de, em conjunto com o doente, definir o plano de atuação mais adequado e mais eficiente. Os cuidados médicos hospitalares devem organizar-se em torno das necessidades de cada doente, com uma equipa multidisciplinar que inclua todas as especialidades necessárias e que seja coordenada por uma espécie de maestro – o internista.

A crescente procura de consultas de Medicina Interna levou-nos a aumentar o nosso corpo clínico.

- Dr. António Garrido

- Dr. Carlos Capela

- Dr. Vítor Bettencourt

Aconteça o que acontecer, na JS Clínica Médica poderemos sempre ajudar!

Últimas Notícias