O seu filho tem dificuldades de aprendizagem?

O seu filho tem dificuldades de aprendizagem?

As dificuldades de aprendizagem, ou a não obtenção do rendimento académico que se espera de uma criança, podem ter várias causas. Quando uma situação deste foro se apresenta, deve ser realizada uma avaliação por um Pedopsiquiatra.

As dificuldades de aprendizagem podem ser um sinal de perturbações do neurodesenvolvimento (Dislexia, Disortografia, Disgrafia, Perturbação de Hiperatividade /Défice de Atenção, Perturbação do Espetro do Autismo, Perturbação do Desenvolvimento Intelectual), mas também de sintomatologia do foro afetivo (ansiedade, depressão) e relacional.

As próprias dificuldades de aprendizagem, por si só, deixam uma marca na forma como as crianças se avaliam do ponto de vista académico, podendo essas avaliações negativas invadir outros domínios da vida da criança. Quer isto dizer que podem surgir problemas de sono, ansiedade, irritabilidade e baixa auto-estima.

A avaliação deste problema geralmente requer uma avaliação multidisciplinar, com orientação, mediante cada caso específico, para avaliação por Psicologia, Terapia da Fala, Terapia Ocupacional ou Psicomotricidade. De acordo com os resultados das avaliações, são recomendadas as terapias adequadas, podendo ainda ser necessário intervir em âmbito pedagógico especializado. O recurso a intervenções farmacológicas reserva-se geralmente para os casos de Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção cujos sintomas provoquem um impacto significativo.

 

Pedro Henriques Santos

Pedopsiquiatra

Últimas Notícias