Consulta especializada de Tratamento de Feridas

Consulta especializada de Tratamento de Feridas

A elevada prevalência de feridas agudas e crónicas no contexto atual dos cuidados de saúde e as consequentes implicações destes eventos para a qualidade de vida das pessoas, torna esta temática um foco de atenção relevante para os profissionais de saúde. O tratamento de feridas tem sido uma temática com crescente interesse pelas envolventes que comporta, tanto ao nível físico como psicossocial, pelos custos associados ao tratamento e pelo stress causado na pessoa, na família e no sistema de saúde. A Organização Mundial da Saúde considera esta temática como uma epidemia pela elevada prevalência.

O aumento da prevalência e incidência de feridas agudas e crónicas de difícil cicatrização é uma questão cada vez mais preocupante. Um dos principais desafios é a falta de serviços unificados com o objetivo de satisfazer as complexas necessidades das pessoas com feridas.

A gestão e tratamento da pessoa com ferida, bem como os aspetos relacionados com a sua prevenção, revestem-se de uma elevada complexidade, pelo que a necessidade de intervenção de uma equipa transdisciplinar organizada, coesa, com uma forte componente interpares, tem vindo a ser caraterizada como estratégia fundamental na resposta aos cuidados de saúde à pessoa com ferida.

Cuidar de feridas é um processo dinâmico, complexo e que requer uma atenção especial principalmente quando se refere a uma ferida complexa, tendo, por isso, o tratamento de feridas, evoluído para uma área de prática especializada. Neste contexto, é de extrema importância que o enfermeiro realize a sistematização da assistência da enfermagem qualificada dirigida à pessoa com ferida complexa, facilitando, assim, a sua recuperação. A avaliação realizada pelos enfermeiros constitui um processo indispensável para o tratamento de feridas, pois é fundamental para a elaboração e desenvolvimento de um plano de cuidados com estratégias de tratamentos mais adequados e condutas terapêuticas para a cicatrização viável e promoção do conforto à pessoa.

Na JS Clínica Médica encontra uma consulta especializada de enfermagem para tratamento de feridas.

 

Marque uma consulta nas nossas instalações em Viseu, na app MyJS, em www.jsclinicamedica.pt, ou através do 232 448 885.

Últimas Notícias