Apesar da prevalência do cancro da próstata quando abordamos a saúde masculina, não podemos descurar outras doenças que afetam os homens, como o cancro do testículo ou do pénis (que afeta os homens entre os 20 e os 50 anos), balanite, postite e balanopostite (que são inflamações e/ou infeções masculinas, localizadas, respetivamente na glande, prepúcio ou em ambos), orquite (inflamação dos testículos), priapismo (uma ereção anormal, persistente e dolorosa), ou hipogonadismo masculino (incapacidade de produzir níveis normais de testosterona e/ou espermatozoides).
A saúde mental também não pode ser esquecida. Por hora, em todo o mundo, cerca de 60 homens cometem suicídio. É importante estar atento aos detalhes e perceber se alguém está a agir de forma diferente. Alguns sinais podem ser:
- Dificuldade em dormir;
- Comer menos ou mais que o habitual;
- Esquecer os cuidados de higiene (roupa por lavar, não tomar banho ou lavar os dentes);
- Evitar situações sociais;
- Faltar a eventos sociais ou desportivos;
- Desaparecimento e silêncio nas redes sociais e grupos de mensagens;
- Estar mais irritável que o habitual;
- Falar sobre morte e morrer ou maior senso de desesperança.
Se sente alguma destas dificuldades, fale com alguém. Se perceber que um amigo tem um comportamento alterado, envie-lhe uma mensagem ou ligue-lhe. Pode salvar-lhe a vida.
Esteja sempre atento aos sinais e invista na melhor clínica de saúde masculina em Viseu. Na JS Clínica, encontra profissionais prontos para o ajudar. Não descure a sua saúde a todos os níveis e, caso seja homem, “vista” o seu bigode com orgulho durante o mês de novembro.