Dia do Cancro do Pulmão

Dia do Cancro do Pulmão

No dia 1 de agosto comemora-se o Dia Mundial do Cancro do Pulmão. O cancro do pulmão é o cancro mais frequente e com a maior taxa de mortalidade em todo o mundo.

Segundo os últimos dados da OMS, em Portugal foram diagnosticados cerca de 5.284 novos casos de cancro do pulmão em 2018 (estimando-se 4.671 mortes pela doença neste mesmo ano). É a terceira neoplasia mais frequente no nosso país e a principal causa de morte por doença oncológica.

Por não ter sintomas específicos (a maior parte das manifestações podem nem sequer estar relacionadas com o problema) e poder desenvolver-se durante bastante tempo sem dar qualquer sinal, a maioria dos doentes são diagnosticados com cancro do pulmão já em estado avançado.

Procure uma avaliação médica perante qualquer queixa que se agrave ao longo do tempo, que seja persistente ou que levante a mínima preocupação.

Dê importância aos seguintes sinais de alerta: pieira ou chiadeira no peito; rouquidão e alteração da voz; dificuldade em engolir, edema da face e pescoço; dificuldade respiratória; dor torácica, no ombro ou braço; tosse irritativa e persistente; fadiga, perda de apetite e emagrecimento; dor óssea; hemorragia pela boca de sangue vivo ou escarro escuro.

Sem dúvida que o melhor conselho que podemos dar é que deixe de fumar! O fumo é um risco cumulativo.

Informe-se melhor com o seu médico assistente, ou com um Médico Pneumologista.

Últimas Notícias