A saúde das crianças e a pandemia

A saúde das crianças e a pandemia

A pandemia por COVID-19 trouxe importantes desafios à sociedade e às famílias, com uma repercussão no comportamento e desenvolvimento infantil cuja dimensão ainda não conhecemos na totalidade.

Os efeitos na saúde mental das crianças derivam de vários fatores: das preocupações face à própria doença e incertezas sobre o contágio e letalidade, bem como das medidas instituídas para minimizar os seus impactos, como o isolamento e o distanciamento social.

No início da pandemia, as creches e as escolas fecharam de um dia para o outro, forçando à interrupção do convívio das crianças entre si e com os educadores, e obrigando-as a ajustarem-se, de forma abrupta, às novas regras e realidades.

Sabemos que o contacto físico e a socialização são fundamentais para o bem-estar de todo o ser humano mas as crianças são particularmente vulneráveis porque mudanças nefastas no ambiente podem condicionar negativamente o seu desenvolvimento social, cognitivo e emocional.

Os problemas comportamentais e emocionais das crianças e adolescentes são: distração, irritabilidade, medo de contaminação no seu ceio familiar e dependência excessiva do familiares. Existem ainda situações de perturbação e sono, falta de apetite, agitação e sintomas físicos.

A limitação das atividades e obrigatoriedade de estar em casa poderá agravar as caraterísticas de agitação e impulsividade das crianças com Perturbação de Défice de Atenção e Hiperatividade.

Aconteça o que acontecer, na JS podemos ajudar. Marque a sua consulta de Pedopsiquiatria em www.jsclinicamedica.pt, na app MyJS ou através do 232 448 885.

Últimas Notícias