As gripes e constipação, apesar de poderem surgir em qualquer altura do ano, são mais propensas nos meses de novembro a março, por serem meses com temperaturas mais frias. Estas são provocadas por vírus que afetam principalmente as vias aéreas superiores (nariz e fossas nasais, seios perinasais, boca, faringe e laringe).
Os vírus da gripe mudam de forma a cada época, conseguindo assim, “enganar” o sistema imunitário. Daí a necessidade de vacinação anual, principalmente, em grupos mais vulneráveis.
Conforme o estado das nossas defesas, podemos desenvolver um quadro leve ou mais grave, com aparecimento de febre e complicações respiratórias. Por isso, importa reforçar o sistema imunitário.
A alimentação pode também ter um papel preventivo e auxiliar na resposta corporal às agressões por parte dos agentes infeciosos. Para isso, é importante a ingestão de:
- Hortícolas de cor verde-escura (como couve-galega, couve-bruxelas, brócolos, espinafres);
- Hortícolas de cor alaranjada (como cenoura, abóbora, beterraba);
- Fruta variada (principalmente frutas cítricas como a laranja, toranja, limão, tangerina);
- Frutos oleaginosos (como nozes, avelãs, amêndoas);
- Peixe gordo (como sardinha, salmão, cavala, atum, arenque);
- Leguminosas (como feijão, grão-de-bico, lentilhas);
- Cereais e seus derivados integrais (como pão escuro, arroz e massa integral);
- Água, uma boa hidratação é fundamental para a proteção da pele, mucosas respiratórias e para o sistema gastrointestinal.
Num organismo saudável é mais difícil que agentes patológicos se consigam multiplicar e provocar doença, seja gripe, constipações ou outras doenças infeciosas.