Gripe - Prevenir é o melhor remédio

Gripe - Prevenir é o melhor remédio

As gripes e constipação, apesar de poderem surgir em qualquer altura do ano, são mais propensas nos meses de novembro a março, por serem meses com temperaturas mais frias. Estas são provocadas por vírus que afetam principalmente as vias aéreas superiores (nariz e fossas nasais, seios perinasais, boca, faringe e laringe).

Os vírus da gripe mudam de forma a cada época, conseguindo assim, “enganar” o sistema imunitário. Daí a necessidade de vacinação anual, principalmente, em grupos mais vulneráveis.

Conforme o estado das nossas defesas, podemos desenvolver um quadro leve ou mais grave, com aparecimento de febre e complicações respiratórias. Por isso, importa reforçar o sistema imunitário.

A alimentação pode também ter um papel preventivo e auxiliar na resposta corporal às agressões por parte dos agentes infeciosos. Para isso, é importante a ingestão de:

- Hortícolas de cor verde-escura (como couve-galega, couve-bruxelas, brócolos, espinafres);

- Hortícolas de cor alaranjada (como cenoura, abóbora, beterraba);

- Fruta variada (principalmente frutas cítricas como a laranja, toranja, limão, tangerina);

-  Frutos oleaginosos (como nozes, avelãs, amêndoas);

- Peixe gordo (como sardinha, salmão, cavala, atum, arenque);

- Leguminosas (como feijão, grão-de-bico, lentilhas);

- Cereais e seus derivados integrais (como pão escuro, arroz e massa integral);

- Água, uma boa hidratação é fundamental para a proteção da pele, mucosas respiratórias e para o sistema gastrointestinal.

Num organismo saudável é mais difícil que agentes patológicos se consigam multiplicar e provocar doença, seja gripe, constipações ou outras doenças infeciosas.

 

Photo by Andrea Piacquadio from Pexels

Últimas Notícias