Sono, Sinal Vital

Sono, Sinal Vital

Celebrou-se recentemente o Dia Mundial do Sono, a 15 de março. A Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) levantou este ano uma questão: será que o sono é um sinal vital.

Sabemos que as perturbações do sono são uma queixa comum. Em cerca de 50% das consultas de Medicina Geral e Familiar, independentemente do motivo de visita ao médico, é referido um sintoma relacionado com o sono. A suspeita de apneia de sono pode ser responsável por cerca de 50% dos pedidos de referenciação à consulta de Pneumologia.

O aumento das perturbações do sono causadas pela pandemia é um tema já destacado em diferentes publicações em vários países - com a privação do sono, ou um sono de má qualidade, a terem um impacto direto na qualidade de vida.

Abordar, aconselhar e ajudar são os três A`s que devem ser aplicados na avaliação do sono como sinal vital em todas as consultas, nomeadamente no âmbito dos Cuidados de Saúde Primários. Este ano, para assinalar o Dia Mundial do Sono, a SPP e a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar estão juntas na mesma recomendação: tal como se avalia a pressão arterial em todas as consultas, devem também dar especial atenção ao sono.

A síndrome de apneia obstrutiva do sono é uma doença respiratória que se caracteriza pelo colapso das vias aéreas superiores durante o sono. O doente dorme, mas não repousa.

Para além de ressonar e de ter sono em demasia durante o dia, os doentes podem sentir também dores de cabeça, alterações de humor, memória e concentração, diminuição do desejo sexual, entre outros.

As apneias têm consequências na saúde aumentando o risco de doenças como a hipertensão arterial, arritmias, enfarte e diabetes, sendo hoje considerada um problema de saúde pública.

Estima-se que esta doença afete mais de 10% dos adultos, sobretudo homens obesos com mais de 40 anos.

Na presença destes sintomas deve recorrer a um Pneumologista para um diagnóstico e tratamento precoce, com vista a minimizar as consequências negativas na sua saúde.

Autor: Dr. João Paulo Silva 

Conheça a especialidade de Pneumologia

Últimas Notícias