A causa das úlceras de perna venosas é a insuficiência venosa que ocorre devido à existência de danos nas válvulas das veias de maior calibre. As úlceras de perna venosas podem ser indolores, no entanto, algumas são bastante dolorosas. Existe a possibilidade de infetarem. Muitas vezes observa-se uma inflamação (dermatite) em redor da úlcera de perna venosa.
São necessárias válvulas competentes e com bom funcionamento para:
- Fracionar o fluxo sanguíneo
- Garantir a circulação apenas num sentido
- Manter a pressão sanguínea baixa
Quando as válvulas estão danificadas:
- O sangue acumula-se na parte inferior das pernas
- A pressão sanguínea aumenta
Isto significa que as veias ou vasos sanguíneos através dos quais o sangue regressa ao coração não estão a funcionar de forma eficaz, o que resulta na acumulação do sangue nos vasos sanguíneos periféricos e num aumento da pressão nas veias da parte inferior das pernas. A consequência é a fuga de fluídos das veias abaixo da pele. Essa fuga pode provocar edema, espessamento e danos à pele. A pele frágil e danificada pode abrir e formar uma úlcera.
Fatores de risco:
As pessoas com maior risco de desenvolverem úlceras de perna venosas são as que já tiveram uma úlcera de perna. Outros fatores de risco são:
- Veias varicosas
- Quadros anteriores de trombose venosa profunda na perna afetada
- Flebite na perna afetada
- Fratura, trauma ou cirurgia anterior
- Histórico familiar de doenças venosas
- Sintomas de insuficiência venosa: dor na perna, sensação de pernas pesadas, pernas doridas, comichão, inchaço, lesões na pele, pigmentação e eczema.
Na JS Clínica Médica conta com profissionais especializados para cuidar+.
Marque a sua consulta especializada de reabilitação e tratamento de feridas nas nossas instalações em Viseu, na app MyJS, em www.jsclinicamedica.pt, ou através do 232 448 885.