Artrite Psoriática

Artrite Psoriática

A Artrite Psoriática é uma doença crónica inflamatória das articulações, associada à psoríase. A denominação artrite refere-se à inflamação das articulações, com queixas de dor, tumefação, rigidez matinal e dificuldade na mobilização das articulações afetadas. A Artrite Psoriática é uma doença de causa desconhecida, em que perturbações do sistema imunitário, sob influência de fatores genéticos, ambientais e, possivelmente, de agentes infeciosos, levam à inflamação das articulações e tendões.

Afeta com maior frequência as articulações das mãos e pés, mas também pode atingir grandes articulações, como os joelhos, tornozelos e ancas, bem como a coluna vertebral. A inflamação na Artrite Psoriática também pode afetar os tendões, sendo este processo denominado tendinite ou entesite.

É mais frequente em indivíduos caucasianos, afetando homens e mulheres com a mesma frequência. Pode atingir pessoas de qualquer idade, embora o início ocorra com maior frequência entre os 35 e os 55 anos.

A evolução da Artrite Psoriática ocorre, habitualmente, por surtos e remissões. Os sintomas variam de ligeiros a extremamente incapacitantes. Geralmente, a doença apresenta-se com um ou mais dos seguintes sinais e sintomas:

      • cansaço generalizado;
      • desconforto, dor ou tumefação sobre os tendões;
      • dor e tumefação difusa de dedos (um ou vários, das mãos ou pés);
      • desconforto, dor, tumefação ou rigidez em uma ou mais articulações;
      • limitação do movimento articular;
      • alterações das unhas.

A abordagem da Artrite Psoriática varia de acordo com o tipo e a gravidade. Na JS Clínica Médica, além do Reumatologista, pode contar com vários profissionais de saúde que podem intervir nas diferentes fases do tratamento, incluindo o Médico de Família, Fisiatra, Ortopedista, Dermatologista, Fisioterapeuta, Terapeuta Ocupacional, Nutricionista, Podologista ou Enfermeiro.

Da atuação destes vários profissionais de saúde resultam diversos tratamentos, desde exercício a talas para estabilização de articulações inflamadas, tratamentos locais, orais ou injetáveis, infiltrações articulares ou cirurgias ortopédicas, com o objetivo de diminuir a dor e a inflamação, reduzir a progressão da doença, melhorar a incapacidade e restaurar a função das articulações afetadas.

 

Bibliografia:

- Instituto português de reumatologia

Últimas Notícias