Terapia Compressiva

Terapia Compressiva

A úlcera venosa é um tipo de úlcera de perna que representa um problema de saúde a nível mundial, tem um grande impacto na nossa sociedade e na qualidade de vida da pessoa que possui esta ferida. A causa mais frequente deste tipo de ferida crónica é a insuficiência venosa, que se carateriza pelo mau funcionamento das veias. Estas deixam de conseguir promover o retorno do sangue ao coração, devido à perda de elasticidade, de resistência e, consequentemente, devido à sua dilatação. Deste modo, as válvulas existentes nas veias não fecham de forma eficiente, causando refluxo, acumulação do sangue e originando as chamadas veias varicosas ou varizes.

A úlcera venosa surge a nível dos membros inferiores de forma espontânea ou traumática, mas em 70% dos casos é uma complicação da insuficiência venosa.

O tratamento de primeira linha da úlcera venosa é a terapia compressiva, que garante uma melhor e mais rápida cicatrização, diminui as taxas de prevalência e de recorrência e reduz os custos associados ao tratamento desta ferida. Esta terapia consiste na aplicação de ligaduras ou de meias de compressão, que ao comprimirem externamente a pele e as estruturas subjacentes, permitem o restabelecimento da pressão venosa próximo ao da normalidade.

Marque a sua avaliação, ou tratamento especializado de enfermagem com Terapia Compressiva .

Últimas Notícias